PLSS-success-story-1

Como um MSP brasileiro aumentou seu reconhecimento de marca e suas medidas de segurança com MSP360

Como um MSP brasileiro aumentou seu reconhecimento de marca e suas medidas de segurança com MSP360

Fundada em 2008 para fornecer serviços gerenciados para servidores Linux e Windows, a PLSS Soluções tem muita experiência na execução de backups. Mas o que faltava até mudar para o MSP360 era uma solução que não apenas mantivesse os dados dos clientes seguros, mas também ajudasse a PLSS Soluções a conquistar seus objetivos de negócios com margens de lucro mais altas e maior reconhecimento da marca.

Mas graças ao MSP360, a empresa encontra-se agora em uma posição mais sólida tanto do ponto de vista comercial, quanto do ponto de vista técnico. Aqui está a história de como e por que a PLSS Soluções escolheu o MSP360, e quais benefícios a plataforma proporcionou.

O Desafio: Backups ineficientes, caros e sem segurança

Originalmente, a PLSS Soluções, que está sediada no sul do Brasil e atende cerca de 150 clientes, contava com uma ferramenta de código aberto para fazer o backup dos dados de seus clientes. O software era gratuito, então o custo direto era insignificante.

O custo total de propriedade da ferramenta de backup de código aberto, no entanto, era muito maior. Como a ferramenta não tinha recursos como a capacidade de monitorar operações de backup através de uma interface central, os técnicos da PLSS Soluções tinham que executar backups separados para cada um de seus clientes. Isso resultava em custos significativos para a empresa na forma de maior carga horária de pessoal.

Além disso, como a PLSS Soluções não podia denominar a ferramenta de código aberto como sua, não conseguia adotar uma abordagem "de marca branca" que integrasse perfeitamente os serviços de backup no pacote de serviços gerenciados da PLSS Soluções. Este desafio tornou mais difícil para a empresa reforçar sua marca.

A falta de recursos de segurança robustos na ferramenta de backup de código aberto também representava um problema. Não era possível impor controles de acesso granulares para definir quais usuários poderiam executar determinadas ações de backup, ou para proteger dados de backup sensíveis.

Em resumo, a estratégia de backup baseada na ferramenta de código aberto ficou aquém tanto do ponto de vista comercial (porque limitou a rentabilidade e a consciência da marca), quanto do técnico (por falta de controles avançados de segurança, entre outras deficiências).

Realização dos objetivos técnicos e comerciais com MSP360

Por cada uma dessas razões, há cerca de cinco anos, a PLSS Soluções começou a procurar uma nova ferramenta de backup para servir como base de suas operações de backup e recuperação. Eles se decidiram pelo MSP360 Backup.

Com MSP360, a empresa conseguiu resolver cada um dos desafios-chave descritos anteriormente. O MSP360 permite que os técnicos centralizem as operações de backup em dezenas de servidores e contas ao mesmo tempo, o que reduziu significativamente a quantidade de recursos necessários para supervisionar backups. A equipe pode monitorar as operações de backup e acessar todos os recursos a partir de uma interface web centralizada. Também se beneficia de recursos de relatórios que rastreiam o histórico do trabalho de backup.

Ao mesmo tempo, como o MSP360 suporta totalmente o white-labeling, a PLSS Soluções pode renomear a ferramenta para integrá-la perfeitamente em suas ofertas de serviços gerenciados. O resultado é maior reconhecimento da marca e maior confiança com os clientes.

No âmbito da segurança, o MSP360 também tem levado a melhorias significativas para a PLSS Soluções. A capacidade de configurar diferentes controles de acesso para administradores significa que a empresa pode conceder permissões granulares para acessar os recursos. O MSP360 também torna possível impedir que os usuários modifiquem os backups, assim como configurar senhas personalizadas para fazer o backup dos dados.

Margens de lucro maiores e clientes mais felizes

O resultado dessas melhorias tem sido, sobretudo, margens de lucro mais saudáveis para a PLSS Soluções. Graças à redução significativa da carga horária de pessoal necessário para executar backups e à capacidade de detectar problemas facilmente por meio do monitoramento centralizado e relatórios, os serviços de backup gerenciados agora vêm com despesas muito mais baixas. Isso deixa mais espaço para o lucro.

Ao mesmo tempo, os clientes da PLSS Soluções se beneficiam dos serviços de backup aprimorados que a empresa pode oferecer agora. Por exemplo, um cliente que realiza dezenas de vendas por minuto queria manter seu banco de dados de transações, no Microsoft SQL Server, em tempo real, a fim de proteger os dados das transações. Isso não teria sido possível usando a antiga ferramenta de backup de código aberto. Mas com o MSP360, os backups podem ser executados continuamente, garantindo que todos os registros de dados fiquem protegidos.

Os clientes também contam com restaurações de dados mais rápidas e eficientes. O MSP360 permite que a PLSS Soluções restaure arquivos individuais quando desejado em vez de restaurar todos os dados. Isso economiza muito tempo em situações em que os clientes sofrem pequenas perdas de dados e não podem esperar que uma restauração completa seja concluída antes de retomar as operações normais.

Conclusão

A moral da história da migração da PLSS Soluções para o MSP360 Backup é clara: Embora as ferramentas de código aberto possam parecer a escolha mais econômica, elas não têm os recursos de gerenciamento centralizados necessários para operações de backup com suporte para dezenas de contas e centenas de servidores. Elas também não oferecem os recursos de segurança ou rebranding necessários para prestar serviços de backup de primeira categoria.

Em contrapartida, o MSP360 atende a todas essas demandas, por isso ajuda prestadores de serviços como a PLSS Soluções a ganhar mais com o backup gerenciado, enquanto entrega serviços mais seguros e abrangentes para seus clientes.

MSP360 Managed Backup.
Simple. Reliable.
Powerful cross-platform backup and disaster recovery that leverages the public cloud to enable a comprehensive data protection strategy.
New call-to-action
MBS CTA image